Brasileiros devem gastar R$ 75 bilhões com educação em 2013
Em 2013, os brasileiros devem gastar 75 bilhões de reais com educação, 5,6% a mais do que gastaram o ano passado. Desse montante, 81% do dinheiro deve ser consumido com matrículas e mensalidades e outros 19%, cerca de R$ 14,5 bilhões, com material escolar.
A projeção foi feita pelo Instituto Data Popular, que se baseou no cruzamento de dados referentes à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada pelo IBGE.
O Data Popular realizou uma pesquisa qualitativa com 1.500 pessoas de todo o país e questionou os motivos que as fariam gastar mais no setor.
O principal deles é a crescente valorização da educação, com 95% dos entrevistados dizendo acreditar que a educação é o meio mais seguro para alcançar um bom futuro. Outros 71% colocaram a educação dos filhos como prioridade. A deterioração das escolas públicas, apontada por 62% das pessoas como em queda em termos de qualidade, apareceu como um fator decisivo para as famílias passarem a investir no ensino privado.
Na distribuição regional dos gastos, o sudeste apresenta a maior projeção de gastos: 53%. A região norte é a que deve gastar menos com educação, apenas 5% dos 75 bilhões previstos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário