terça-feira, 23 de abril de 2013

A REDE GLOBO RECEBE MAIS DE 54% DA VERBA DE PROPAGANDA ESTATAL FEDERAL PARA TV, VEJA A TABELA.


Paulo Pimenta e a grana da Globo

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:




O gráfico foi postado por Fernando Rodrigues, em seu blog.


Notem que, nele, “demais emissoras” respondem por 4,40% dos gastos do governo federal em publicidade em 2012.

E que a TV fechada responde por 10,03% do total.

Ou seja, 14,43% de todas as verbas no “outros”.

Apesar da promessa de transparência da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, é importante perguntar: quais são as “demais emissoras”? Afiliadas da TV Globo, como a RBS ou a TV Verdes Mares, de Fortaleza? Se sim, não deveriam contar nas verbas da Globo?

Quanto à TV fechada, estamos falando da SporTV, da GloboNews, da GNT, do Futura, todos canais ligados às Organizações Globo?

Assim como o público migrou da TV aberta para a TV fechada nos últimos anos, é possível que as verbas federais tenham feito o mesmo, o que significa que os 43,7% da TV Globo — uma enormidade! — na verdade representem um número maior, se considerarmos todos os canais ligados às Organizações Globo.

Isso, sem falar no jornal O Globo, na rede de emissoras de rádio como a CBN, no G1, nos patrocínios da Fórmula 1 e de outros eventos esportivos.

O fato é que nos últimos dez anos a TV Globo — estamos falando na do Rio de Janeiro ou isso inclui as emissoras de propriedade dos Marinho nas praças de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife? — recebeu R$ 5,86 bilhões do governo federal, ou seja, 54,7% do total. Repetimos, uma enormidade!

Não sabemos, ainda, quanto as Organizações Globo como um todo receberam…

Hoje, o deputado Paulo Pimenta fez uma visita ao ministério (via assessoria, por e-mail):



Foto Samuel Neto (aparentemente a conversa foi travada enquanto se assistia à GloboNews)

Deputado Pimenta propõe à Ministra Helena Chagas grupo para discutir mídia publicitária do Governo Federal

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) sugeriu à Ministra Helena Chagas, da Secom da Presidência da República, a instalação de um grupo de trabalho para discutir os critérios de investimentos de mídia publicitária do Governo Federal com a criação de uma política específica voltada à mídia alternativa e regional. Pimenta defendeu, em reunião durante a tarde desta segunda-feira (22), uma distribuição mais equânime e que acompanhe, especialmente, o crescimento da internet no País.

A ministra Helena Chagas apresentou a Pimenta o relatório dos investimentos de mídia e reforçou que o Governo vem, ao longo dos últimos anos, promovendo a descentralização dos recursos. De acordo com a ministra, o gasto publicitário é orientado pelo “critério de mídia técnica” que faz uma relação entre audiência e investimentos.

Pimenta afirmou que, em seu ponto de vista, o método utilizado é subjetivo e permite várias interpretações. O deputado disse que o Governo precisa debater a construção de uma comunicação mais democrática no País, com multiplicidade de canais informativos, e fomentar a afirmação da chamada mídia alternativa.

“Em outras áreas, o Governo criou ações específicas para assegurar a participação de todos os segmentos no mercado. Acredito que poderíamos ter essa mesma posição em relação aos investimentos de mídia publicitária, e garantir uma cobertura jornalística mais ampla”.

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