quinta-feira, 6 de junho de 2013

FORTUNE GLOBAL: FÓRUM ECONÔMICO DESBLOQUEA REDES SOCIAIS EM UMA CIDADE NA CHINA.



China desbloqueia redes sociais para divulgar fórum econômico


Pela primeira vez em cinco anos e em uma única cidade, a China suspendeu temporariamente a censura estabelecida sobre as redes sociais Facebook e Twitter, ambas bloqueadas no país, para promover a realização de um fórum econômico.
Segundo a edição desta quinta-feira do jornal South China Morning Post (SCMP), as autoridades de Chengdu, capital da província de Sichuan, surpreenderam os jornalistas que viajaram até esta cidade para cobrir a realização do Fortune Global Fórum, organizado pela revista Fortune, que começa hoje e se estende até sábado.
Na chegada à cidade, os profissionais puderam comprovar que podiam acessar suas contas tanto no Facebook como no Twitter sem a necessidade de recorrer às chamadas "VPN", redes virtuais privadas que permitem o internauta navegar como se estivesse em outro país para evitar a censura imposta sobre as páginas.
No entanto, os jornalistas só conseguiam acessar as redes sem bloqueio no hotel de Chengdu, que funciona como sede principal do fórum.
O jornal explica que esta medida corresponde a um "aparente esforço" para dar maior publicidade ao fórum citado, depois que os próprios organizadores incentivaram os jornalistas a "compartilhar" o que anda ocorrendo no evento e suas experiências nas redes sociais.
Além disso, estes criaram uma "hashtag" no Twitter para poder fazer comentários em referência ao encontro (#FortuneGlobal), assistido por mais de 100 chefes executivos e 500 presidentes de companhias de todo o mundo.
Há cinco anos a China não abria seu ferrenho sistema de controle. A última vez que isso ocorreu foi em 2008, quando as autoridades deixaram que a imprensa estrangeira pudesse ter acesso ao Facebook e ao Twitter durante os Jogos Olímpicos de Pequim.
Este ano, a medida adotada em Chengdu também pode ser exportada para outras localidades, como Nankín, na província de Jiangsu, onde as autoridades realizaram os "Jogos Jovens Asiáticos" em agosto, anunciaram os organizadores nesta semana.
China conta com um dos aparatos de censura mais sofisticados do mundo, chamado "Great Firewall" ou "Grande Muralha Digital", que filtra resultados nas buscas e mantém bloqueadas diversas páginas internacionais, como as mencionadas redes sociais e o YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário