segunda-feira, 7 de outubro de 2013

10 DICAS PARA NÃO SER RASTREADO NA INTERNET




Confira 10 dicas para ficar "invisível" na internet

FONTE: OLHAR DIGITAL/Por Kaluan Bernardo -07/10/2013.










Tudo o que fazemos na internet deixa rastros. Cada clique, cada tecla... tudo é monitorado por empresas e até mesmo pelo governo norte-americano, como descobrimos recentemente. Além disso, no caso de pessoas mais desatentas, é possível ser acompanhado de perto por conhecidos ou por hackers comuns.
É difícil evitar o monitoramento por completo. Ser invisível na internet é quase como ser invisível na vida offline: impossível. Mas, com os cuidados certos, podemos ser mais discretos, dificultar que terceiros sigam os nossos passos e, assim, conseguir mais privacidade.
Listamos a seguir algumas destas dicas para navegar pela web de forma quase imperceptível:

Use o modo anônimo dos navegadores
O passo mais básico e simples da lista. Muitos navegadores contam com um modo anônimo, normalmente ativado pelas teclas CTRL + SHIFT + N, que permite navegar pela web sem deixar marcas no histórico ou na barra de autopreenchimento.
Mas, atenção! Isso não livra você da espionagem nem garante que seus passos estejam blindados da leitura feita pelo Google, por exemplo. O recurso é útil apenas para evitar que as pessoas com as quais você divide o computador saibam do seu histórico de navegação.

Utilize o Tor para esconder o IP

O Tor é um browser muito utilizado para navegar pela internet evitando que estranhos observem seu IP e bisbilhotem suas atividades. A navegação pode até ficar mais lenta, mas, com certeza, você estará muito mais discreto na internet.

Configure aplicativos e serviços
Muitos aplicativos e e plugins pedem autorização para ter acesso a seus dados. Na maioria das vezes, é possível configurar a privacidade e evitar o rastreamento. Portanto, sempre que usar um novo serviço, atente para as configurações de privacidade.
Além disso, veja se os aplicativos que você usa estão vinculados às principais redes sociais, como Facebook e Twitter. É possível que existam vários serviços inutilizados e que, portanto, podem ser desvinculados de sua conta.

Use o Ghostery
Quando você entra em um site que tenha widgets do Facebook, Google e Twitter, por exemplo, essas redes sociais conseguem monitorar parte de sua atividade dentro daquela página. Esse excelente aplicativo evita tudo isso, bloqueando o rastreamento automático.

Experimente o HTTPS Everywhere:Outro plugin muito útil. Criado pela Electronic Frontier Foundation, ele força alguns sites a usarem o protocolo HTTPS, que é mais seguro e utiliza comunicação criptografada.

Pense bem antes de fornecer seus dados
Muitas vezes quando nos cadastramos em algum site ou serviço, ele oferce um formulário pedindo nome, endereço e outras informações. Em alguns casos, até vale a pena oferecer tais dados caso você confie naquela empresa ou quando o compartilhamento traz benefícios e promoções. No entanto, entregar os dados pessoais não é recomendável. Fique à vontade para inventar as informações sem peso na consciência.

Substitua o Google pelo DuckDuckGo
O Google rastreia cada uma das suas pesquisas e sabe muito do que você faz na internet. Se isso te incomoda, experimente o DuckDuckGo. Ele é um buscador alternativo que promete não espionar suas atividades. Os resultados podem não ser tão bons quanto os do Google, mas quebram um galho.

Experimente o Hushmail
Um serviço de email que promete utilizar criptografia nas mensagens tanto quando elas estão sendo enviadas quando estão guardadadas em sua caixa. Os responsáveis pelo serviço garantem não olhar nada a menos que recebam uma intimação judicial.

Guarde seus arquivos na nuvem do SpiderOak
Este serviço de armazenamento em nuvem promete criptografia a todos os seus arquivos. O lado ruim é que ele só oferece 2GB de espaço.

Configure sua VPN
O acrônimo, que representa uma “Rede Virtual Privada” permite o tráfego de dados de forma segura e também permite o acesso a uma rede interna de uma empresa, mesmo trabalhando em casa, por exemplo. Você pode saber mais sobre ela aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário