quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A MESMA BABOSEIRA TODO INÍCIO DE ANO LETIVO.

Pois é isso mesmo, todo início de ano letivo, reunião  com os professores, preparação e informações para o ano letivo, já sabemos que vem por aí, uma palestra que tem por finalidade, motivar os professores ,que após quase  dois meses de férias , estão desmotivado, pois as férias nos cansam muito, precisamos de motivação.

Claro, motivação deve ajudar muito no dia a dia do professor, toda vez que nosso aluno tem problema de aprendizagem, é só da uma sambadinha com ele e o restante da turma , que a solução aparece, se a quele aluno super inquieto , que reclama de tudo, inferniza a vida de todos na classe , estiver naqueles dias de cão, o professor se aproxima dele , dá uma abraço de urso, ou de repente pede para ele dar uma cantadinha pra relaxar um pouco.

Infelizmente professores e trabalhadores na educação convivem e administram instituições que são muito semelhantes a empresas , seus clientes são alunos e pais   que exigem muito profissionalismo e resultados, mesmo que esses resultados sigam certas linhas pedagógica, ainda assim são vistos pela sociedade como um meio eficaz, de chegar a um fim, que é a profissão, sucesso ou a um conhecimento mais independente para seu êxito pessoal.

Todos professores sabem onde aperto seus "calos", mas quase todos gestores da educação , que por sinal já foram professores, tem sistematicamente a desgraça, talvez por pirraça , de nos tratar como se fossemos sua classe de alunos, isto é muito grave , pois os professores, que ao contrário do que se acredita, são super informados, começam o ano decepcionados, com o tratamento dado pelos gestores , que as vezes é minimizado durante o ano, mas muitas vezes é só piorado.

Porque não fazer uma reunião de verdade para todos professores , trazer as metas alcançadas do ano anterior, mostrar que foi desenvolvidos ótimos projetos, falar que a evasão escolar diminui, mostrar que fomos eficazes, no ano que passou e que podemos ser melhor neste ano que começa, estimular a ousadia e desafiar os professores a fazer mais e melhor, falar dos salário , do plano de carreira, trazer projetos compensadores, para serem desenvolvidos pelos professores, estimular os docentes a fazer projetos com seus alunos, seja pela sustentabilidade, seja por humanismos ou mesmo por alguma compensação financeira ou algo do gênero.

Tudo isto são apenas ideias, sugestões, afinal não sou gestor, mas como professor gostaria de ouvir que nosso trabalho obteve resultados , que novos desafios virão , sim desafios para serem testados, avaliados, compartilhados junto da comunidade escolar, mas na reunião que compareci junto dos colegas professores , que para variar era uma reunião de-s - motivação, quem proferiu a melhor frase , que para mim foi uma surpresa, pois está pessoa não sendo "educadora", mas o Prefeito , ele disse que... "se vocês fizerem ao menos, o que foi feito em educação no ano passado, no município, eu já estarei muito satisfeito", alguém estava satisfeito com nosso trabalho do ano passado , este alguém não era um "gestor" especifico da educação, mas sim o Prefeito, isto é um bom sinal.

Por tanto a educação continua muito amadora nas ações, existe uma displicência grave dos gestores, um pseudo profissionalismo em seu tratamento e para piorar uma má vontade no diz respeito a recursos a serem aplicado na educação, fazer a educação acontecer na sua plenitude seria algo formidável, mas falta responsável com lucidez e atitude, enquanto a educação abrigar paraquedistas,  interesses de pessoas não comprometidas, com a verdadeira educação, estaremos sujeitos as palestras motivacionais, e por tanto correndo riscos sérios de inanição de conhecimento.




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