domingo, 27 de outubro de 2013

SEGUNDO DIA DE ENEM E A "TEMIDA" REDAÇÃO E VEJA TAMBÉM A CORREÇÃO DO 1° DIA DA PROVA.

Enem 2013: segundo dia do exame tem a temida e polêmica redação


Em edições anteriores, o tema da redação vazou em pelo menos dois anos. Em 2010, uma professora que teve acesso à prova para deficientes visuais informou o tema para o filho horas antes de começar o exame. 
​Depois de um primeiro dia com provas sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão cinco horas e 30 minutos (uma hora a mais que no sábado) para enfrentar, neste domingo, questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da temida polêmica redação.
Em outro caso, uma redação que recebeu 560 pontos (em uma escala de 0 a 1 mil) na redação depois de ter inserido um parágrafo inteiro com a receita para fazer macarrão instantâneo. Outro candidato tirou 500 pontos após escrever trechos do hino do Palmeiras.
Os problemas fizeram com que o Ministério da Educação aumentasse, a cada ano, o rigor com a correção dos textos. Mesmo assim, muitos candidatos discordam das notas e apelam à Justiça.
Mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste fim de semana em todo o País. Esta é a maior edição da avaliação desde a sua criação, há 15 anos. No ano passado foram pouco mais de 5,7 milhões de inscritos.
Criado pelo governo federal em 1998 para avaliar o ensino médio brasileiro, o Enem tornou-se  atualmente a principal porta de entrada no ensino superior. Por meio dele, os estudantes podem concorrer a vagas em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conseguir bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e ainda financiar o curso superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota no Enem ainda garante o certificado de conclusão do ensino médio para quem tem mais de 18 anos e é pré-requisito para bolsas de intercâmbio no exterior, por meio do programa Ciência sem Fronteiras.
Com tantas finalidades, a prova assumiu um papel decisivo na vida de milhares de estudantes. Para que ninguém enfrente problemas nos dois dias de exame, o Ministério da Educação (MEC) aconselha que os candidatos cheguem aos locais de prova com, no mínimo, uma hora de atecedência. Os portões estarão abertos a partir das 12h (de Brasília) e serão fechados pontualmente às 13h. 
Veja os horários das provas em cada Estado
HORÁRIO DE BRASÍLIA
INÍCIO ÀS 13H
MENOS 1 HORA DE BRASÍLIA
INÍCIO ÀS 12H
MENOS 2 HORAS DE BRASÍLIA
INÍCIO ÀS 11H
Rio Grande do SulAlagoasAcre
Santa CatarinaAmapáAmazonas
ParanáCearáRoraima
Minas GeraisMaranhãoRondônia
Espírito Santo Mato Grosso do Sul 
Rio de JaneiroMato Grosso 
São PauloTocantins 
Distrito FederalPernambuco 
GoiásPará 
 Piauí 
 Rio Grande do Norte 
 Sergipe 
 Paraíba 
 Bahia 
Veja a resolução comentada das provas do primeiro dia do Enem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário