sábado, 20 de julho de 2013

MICHAEL APPLE E A LUTA CONTRA O NEOCONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO E NO MUNDO.





No dia 18 de julho assisti a palestra do norte americano Michael Apple, autor de inúmeros livros como:


" Este livro retoma as preocupações e os compromissos de Michael Apple com a luta por uma escola de qualidade para todos, sintonizada com a luta por uma sociedade + democrática e solidária, capaz de participar da construção de uma globalização por baixo, em oposição a globalização por cima, cujos resultados desastrosos penalizam a classe trabalhadora e todos e todas que se insurgem contra a subalternização da qual são vítimas. O autor denuncia o que vem acontecendo e como vem acontecendo o processo de imposição/expansão do projeto neoliberal que assola o mundo e como se manifesta esse projeto no cotidiano das escolas."


Conhecimento Oficial  editora: Vozes ano: 1997

Escolas Democráticas  editora: Porto ano: 2000


Este livro de Michael Apple constitui, ao mesmo tempo, uma lúcida análise do projeto político-pedagógico dos Estados Unidos e uma denúncia das ameaças daí decorrentes para todo o planeta. Trata da aliança neoliberal e neoconservadora, apoiada pelo fundamentalismo cristão evangélico e pelo burocratismo tecnicista pequeno-burguês, que se alastram pelo sistema educacional norte-americano e mundial, impondo novas lógicas e racionalidades que ameaçam a lucidez científica, educacional e pedagógica e, portanto...


O escritor , estudioso, pesquisador, professor , conferencista, mestre Michael Apple , possui uma vasta obra , muito interessante e reflexiva sobre práticas e resistência ao conservadorismo liberal e dominação imperialista nas práticas pedagógicas escolares . Qualquer das suas dezenas de obras traça caminhos e elucida o que devemos trilhar para não reproduzir o que a pedagogia neoconservadora quer para efetivar sua "hegemonia" no sistema educativo.

Irei apenas pontuar os principais relatos da sua palestra aqui no Brasil realizada no dia 18 de julho , no salão de Atos da Universidade do Rio Grande do sul, como palestrante que abriu o seminário internacional de Porto Alegre.

-Michael Apple começa falando sobre "proletarização das escola , dos professores e da educação".

-A Educação é o atual alvo dos capitalistas e há um movimento muito forte para mercantiliza-la

- Há profundo debate nos EUA que está se alastrando para América Latina que tenta promover e ao mesmo tempo impor metas e objetivos a serem atingidos pelos professores (resultados) que determinaram os salários dos próprios educadores ou seja a meritocracia ao estilo "bancos" .

- Apple faz uma crítica da direita que tenta e consegue se apossar dos espaços escolares, pois tenta retirar um espaço de identidade de estudantes e professores.

- As escolas são o último reduto da coletividade e da solidariedade e faz referência ao livro Má Educação salientando a discriminação na escola e sua estética branca e caucasiana, pois há uma demonização do popular.

- Apple destaca que devemos atacar o Neoconservadorismos na educação e no mundo.

- Certas perguntas devem ser feitas como o que é cultura ? Cita Porto Alegre e o Rio Grande do Sul como um espaço em transformação e formação em muitos aspectos ao estimular o desafio das identidades sociais.

- Devemos nos unir para barrar o avanço da Direita que interrompe as políticas sociais e críticas a seus modelo conservador.

- O Brasil é o país que mais representa e simboliza e aprofunda os significados dos movimentos contra-conservadores no mundo e assim torna-se exemplo e esperança, desta forma as influências brasileiras extrapolam as fronteiras , por isso os brasileiros devem defender estas reformas , devemos agir contra o sistema econômico .

- Pode a educação mudar a sociedade? Sim pode, interrompendo o ciclo econômico através da revolução, pois ações próxima ao lar, como nas escolas próximo de onde moram , ações locais mostram estratégias , criam laços com as minorias ao estilo Paulo Freire quando ele trabalhou nas comunidades, isto talvez e com certeza foi a grande estratégias das manifestações aqui em Porto e outros locais do Brasil.

- Construir e defender a educação é ser democrático , comprometer-se na educação como em jogo de futebol, com ações coletivas , realizar sacrifícios , como os sacrifícios das mulheres norte americanas para conquistar mais espaço ou algum espaço sim , mas sem cometer os erros que elas cometeram ao gerar brigas e atritos pela disputa interna com viés racistas nas disputas de lideranças e de minorias.

- Apple faz referências as lutas dos funcionários e da própria sociedade do estado de Wisconsin , no qual Apple disse que a direita no Brasil em comparação com o governador de Wisconsin  é muito compreensiva e bacana, pois o governador dissolveu todos os sindicatos em cada início de ano, Apple chamou de assalto aos sindicatos, houve uma verdadeira mobilização e sacrifício da população em pleno inverno para barrar o projeto fascista em curso naquele estado dos EUA. sendo que motivou a união de todos seguimentos foi a perda de todos.

- São e foram as palavras chaves em uma mobilização, Cuidado, Amor e Solidariedade. 

Michael Apple deu uma verdadeira aula sobre a luta a resistência dos trabalhadores em educação e como se deve proceder para aprofundar a luta e barrar o neoconservadorismo que avança a passos largos em todos seguimentos no mundo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário