quinta-feira, 4 de julho de 2013

GOVERNO DO RS LARGA NA FRENTE AO CONSULTAR POPULAÇÃO SOBRE TEMAS POLÊMICOS.

Governo do RS faz votação na internet sobre reforma política


O governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou nesta quarta-feira uma votação na internet sobre a refoma política. A consulta tem como objetivo colher contribuições da população gaúcha sobre o tema que serão encaminhadas ao Congresso Nacional. A votação pode ser acessada no site do Gabinete Digital do Estado.
A consulta, que estará disponível até 17 de julho, é constituída de duas perguntas. Na primeira, o usuário tem a opção de escolher se a reforma política deve ser feita pelo atual Congresso ou por meio da convocação de uma Câmara Constituinte exclusiva.
A segunda questão tenta identificar quais as prioridades de mudanças no sistema político brasileiro. Nela, o eleitor opta, entre as propostas apresentadas, por aquelas que consideram mais prioritárias.
As alternativas são apresentadas em pares, montados aleatoriamente a cada rodada, para que o participante vote em uma delas, priorizando-a em relação à outra. Após clicar na preferida, surge um novo par de propostas, e assim sucessivamente. É possível optar por não decidir sobre um par de sugestões ou, ainda, enviar a própria ideia. Entre as propostas que integram a pesquisa estão o voto facultativo, o financiamento público de campanhas, tempo de propaganda igual para todos os partidos e unificação do calendário de eleições.
A metodologia, segundo o governo do Rio Grande do Sul, é fruto de uma pesquisa da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e já foi utilizada em consultas públicas em outros países e em duas edições do projeto chamado Governador Pergunta. A segunda edição, sobre segurança no trânsito, teve mais de 240 mil votos, caracterizando-se como a maior consulta pública digital já realizada no Brasil, segundo o governo do RS. O formato, conforme os desenvolvedores, evita que o usuário priorize itens privilegiados pelo layout ou que grupos se organizem para favorecer interesses de uma determinada categoria, garantindo a integridade e a credibilidade do resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário