sexta-feira, 31 de maio de 2013

CELULARES ESTÃO REVOLUCIONANDO AS COMUNIDADES CARENTES NA ÁFRICA.

Como celulares (ou um iPod) podem tornar o mundo melhor

Ponte:Fred Di Giacomo 

Um celular na mão e uma ideia na cabeça. Se nos anos 70 as câmeras Super 8 pareciam ser a revolução que permitiria que cada cidadão fosse um cineasta, hoje um smartphone permite que qualquer pessoa possa fazer vídeos, gravar áudios, subir conteúdo em sites e retratar a história e as mazelas de sua própria comunidade.
Uma aluna de Alissa Richardson produzindo notícias no Marrocos
O australiano Ivo Burum, editor executivo da Burum Media, criou um programa que treina aborígenes a criarem notícias usando apenas smartphones e alguns acessórios para celular como microfone e um tripé. A ideia de Burum é que os aborígenes possam contar a história de sua comunidade, denunciar seus problemas e, principalmente, que possam gerar receita com o conteúdo que produzem.
A jornalista e professora da Bowie State University, Alissa Richardson ensina jovens a usarem iPods (ou celulares) e redes sociais para narrarem histórias.  Richardson, que já ganhou o prêmio Journalism Educator of the Year, ensinou jovens soropositivos na África do Sul e mulheres do Marrocos a criarem notícias e divulgarem seu conteúdo apenas usando iPods. A professora acredita que os jovens, usuários de tecnologia e consumidores de informação, precisam aprender a usas gadgets e internet para terem o poder de contar suas histórias e fazerem a diferença no mundo.
Alissa Richardson, a professora que ensina jovens a contarem suas histórias com um iPod
Com tecnologias simples e relativamente barata, Burum e Richardson tem ajudado a democratizar a comunicação, dando a comunidades carentes o poder de serem donas de suas próprias histórias
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário