domingo, 22 de dezembro de 2013

UMA ESCUELA RURAL URUGUAIA.


Este fim de semana estive no Uruguai, fui a um aniversário de 15 anos , a festa foi nas dependência de uma Escuela Rural da Republica do Uruguai, até aqui tudo normal, por lá , mas por aqui seria impensável, usar a estrutura de uma escola para realizar sem custos, um aniversario de 15 anos, pois se isto acontecesse por aqui haveria impeachment do prefeito ou responsável  publico pela Escola.

Cheguei as 10h, e o churrasco campeiro já estava assando, pois leva de 4 a 5 horas para ficar pronto, muita cerveza patricia e refrigerante da coca cola, para o povo beber, a bebida estava em uma enorme "caixa d'água" cheia de gelo , pois nesta região conhecida como Passo da Armada, no município de Melo não tem luz elétrica,  a empresa publica de energia ANTEL, colocou placas de baterias solares, para fornecer energia para escola, pois as escolas são equipadas com netbooks e para acessa-lo, liga-los, carregar as suas baterias é necessário de energia.

A poucos metros , talvez 1 km dali está o rio jaguarão e o Brasil com farta energia elétrica , pois o programa federal luz para todos de Lula-Dima iluminou o Brasil de norte a Sul, eis aí a primeira grande contradição do Uruguai com o Brasil, o que é prioritário? A energia elétrica para toda população? ou netbooks para todos os alunos da rede publica?

A segunda contradição está na questão do transporte publico e escolar, pois no Uruguai na zona rural as crianças que moram distante das escolas, todas, de um modo geral se dirigem até ela, montada em  cavalos, pois não há transporte Escolar regularizado no Uruguai, nas zonas rurais , enquanto que no Brasil já evoluímos para lei do passe livre, para estudantes ,não há  município no Brasil que não tenha transporte escolar.

Voltando ao uso de espaço publico nas escolas, no Brasil é proibido qualquer tipo de festa ,seja de escolar ou mesmo privada, com bebida alcoólicas nas dependência de uma escola , já no Uruguai isto não incomoda ninguém, pois as festas podem durar até três dias com muita bebedeiras, dependendo de quem está proporcionando , mesmo nas dependência de uma escola , usando a energia escassa , cozinha , material de cantina , banheiros , classes, cadeiras , mesas, etc.

Sou professor aqui no Brasil de Escola publica e já fui diretor de Escola, sei que aqui existe uma legislação, que limita o uso do espaço publico nas escolas, para festas particulares, outro detalhe que também me chamou atenção, o fato de uma professora atender 3 turmas de alunos, no mesmo espaço escolar , pois aqui no Brasil isto é coisa do século passado.

 Comparando a educação de lá , com a daqui, creio que estamos a anos luz na frente do Uruguai, mas certos índices usado pela UNESCO indicam que a educação no Uruguai é mais evoluída que do Brasil, mas nada como uma visita no local para ver que as realidades são muito diferentes e que o Brasil está rumo certo e por último os salários dos professores de lá são inferiores aos daqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário