quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A EDUCAÇÃO BUROCRATIZADA NO BRASIL.


A culpa é de quem pela burocracia na Escola?

Quem são os responsáveis pela burocracia na Escola e na Educação?

Porque a Educação no Brasil tem tanta burocracia?

Estas são algumas das muitas perguntas sobre a burocracia nas Escolas brasileiras, como podemos responder sobre tais fatos concretos  que dificultam o desenvolvimento, e principalmente o aceleramento da evolução da educação no Brasil, sinceramente não sei responder, mas podemos especular onde e porque a burocracia se aprofunda ano a ano nas nossas escolas.

Um professor de ensino Médio que tem dez turmas de alunos, com média de duas horas semanais de aula, e com 35 alunos por turma perfazendo 350 alunos no total, sendo que a Escola adota sistema de trimestre para divulgar os resultados de avaliação regular destes alunos. O professor adota três objetivos por trimestre, ou seja nove objetivos durante o ano por turma, sendo dez turmas que ele trabalha, serão noventa objetivos ao longo do ano, para este professor trabalhar .

Até aqui tudo bem, mas os objetivos são apenas o começo, pois cada objetivo pode e deve ser dividido por grau de importância, e o professor terá que diversificar sua aplicação, dividindo-os em trabalhos individuais,  por grupos de alunos e avaliações com consulta e sem consulta, isto num único objetivo, já que avaliação daquele conteúdo, deverá por lei, possibilitar ao aluno diversas formas  atingi-lo

Se somarmos tudo isso que relatei, um bom professor teria ao longo de um trimestre, com as dez turmas, 90 avaliações, e não para por aí , pois a cada tipo de avaliação, o aluno tem o direito por lei a uma recuperação preventiva, ou seja mais noventa avaliação por recuperação preventiva.

Se contabilizarmos o total de alunos deste professor que são 350, ele terá ao longo de um único trimestre 1050 avaliações para corrigir e pela regra mais 1050 recuperação preventiva a disposição de seus alunos, mas se ele realmente for um professor seguidor das normas pedagógicas vigentes e não teria 1050 avaliações e sim 3150 trabalhos e avaliações para serem corrigidas , pois aí o professor também estaria utilizando o principio da diversificação das avaliações por objetivos e sendo assim ele também deveriam disponibilizar mais 3150 recuperações preventiva.

Para o leitor ter a real dimensão da burocracia e do trabalho de um professor, em um único trimestre, com 10 turmas , dois períodos semanais por turmas, e 350 alunos , um professor poderá ter até 6300 avaliações a ser corrigida e isto no máximo em 70 dias de aulas, mas por incrível que pareça isto é apenas o começo, pois tudo deve ser devidamente registrado em planilhas e feitos pareceres de cada aluno, dependendo do sistema adotado para avaliação na escola..

Nos três trimestres um professor poderá corrigir até 18900 avaliações e fazer o registro em planilhas destas 18900 avaliações, isto um professor com apenas dez turmas , pois conheço professores que possuem até 20 turmas de alunos , a burocracia é irracional, pois ela tira o tempo do professor de ler mais, fazer cursos de formação, de pesquisar, pois aqui só citei o sistema avaliativo , não falei de planilhas de fechamento do ano letivo e nem nas planilhas de registro de presença e de aulas.

Gostaria que os professores ganhassem por produção quantitativa , pois é assim que somos exigido, a burocracia não passa de produção improdutiva quantitativa, onde a qualidade deveria ser uma regra, mas não é, este relato é apenas um exemplo simplório de um professor, pois acredito que milhares de professores no Brasil passam o ano enterrado e emperrado pela burocracia em nossa educação.

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