terça-feira, 23 de abril de 2013

PROCON DIVULGA LISTA DE SITES QUE SÃO ARMADILHAS PARA OS CONSUMIDORES.


Procon lista sites arapucas

Órgão de defesa do consumidor inclui mais 71 nomes na relação de lojas virtuais não recomendadaA Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, incluiu mais 71 endereços na lista de sites de compras não recomendados. Agora são 276 páginas virtuais que, segundo o Procon, deixaram de responder às reclamações de consumidores, não possuem canal de atendimento ou não responderam à tentativa de intermediação para solucionar uma reclamação de cliente.
A lista dos sites que não respeitam os direitos dos consumidores começou a ser publicada em 2011. “Nem o Procon conseguiu localizar os responsáveis pelo sites. A internet é muito dinâmica e o consumidor precisa tomar algumas precauções. Antes de comprar algum produto, é importante checar se o site é confiável e se há um canal de atendimento que funciona”, disse Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP.
A cada 90 dias, o órgão atualiza a lista das lojas virtuais não  recomendadas. “O intervalo entre as atualizações é o tempo que leva para o Procon registrar a reclamação e tentar uma resposta dos responsáveis pelo site”, explicou Fátima.
Para sair da lista do Procon, o site precisa apresentar uma justificativa para o órgão de defesa do consumidor, atualizar os dados e solucionar o problema dos clientes reclamantes.

Dicas/  Para evitar dor de cabeça, o consumidor deve usar formas seguras de pagamento, evitando depósitos em conta corrente ou transferências bancárias. Em caso de irregularidade, quem comprou o produto deve fazer um boletim de ocorrência na delegacia e tentar cancelar o débito no cartão de crédito.
“Por causa do sigilo bancário, os bancos não podem divulgar os dados da conta que está no site. Para localizar o favorecido do depósito só com uma ação judicial”, disse Fátima. A maioria dos sites com problema no Procon é de aparelhos eletroeletrônicos, mas também são comuns problemas com sites de roupas e de artigos esportivos.
CLIQUE NO SITE DO PROCON PARA VER A LISTA COMPLETA



Nenhum comentário:

Postar um comentário