domingo, 6 de janeiro de 2013

TRAGÉDIAS ,ZECA PAGODINHO, REDE GLOBO E A FALTA DE ÉTICA.


Infelizmente é na tragédia que conhecemos o caráter de instituições, empresas, pessoas e de celebridades. Enfim é naqueles momentos difíceis que podemos ter um Raio X da alma de uma pessoa física ou jurídica ou ambas se for celebridade e não empresa ou instituição.

Vejamos os casos de inundações no Brasil nos últimos anos, são muitas, e o país por ter seu território em uma área tropical(90%) , está sempre a merce de temporais repentinos, em áreas urbanas sem a miníma infraestrutura, para conter enormes quantidade de água despejada em poucos minutos num mesmo lugar, o resultado todos sabem, muitas casas destruídas e famílias esfacelada pelas tragedias constantes no período de verão.

O Rio de Janeiro cidade maravilhosa, por sua paisagem natural, mas perigosa e trágica, por sua paisagem geográfica , é um dos roteiros preferidos destes espetáculos naturais, com final trágico, pois o ser humano não obedeceu as leis da natureza , pior feriu-as de morte, pois ocupou morros, encostas , soterrou banhados, córregos , atulhou bueiros , sangas com lixo, devastou áreas de florestas, descobriu áreas altas e encostas de montanhas, e finalmente urbanizou irregularmente essas áreas.

Tudo isto está muito claro para as autoridades governamentais , para judiciário e para o parlamento, sabem disto, e cada vez mais o problema aumenta, sem ninguém corajoso o suficiente para tomar as medidas corretas, para frear esta desorganização da paisagem natural pelo próprio homem.

Mas de repente a tragédia bate a porta de celebridades, que saem de seu estado de conforto para refugiar-se ou agir , como fez o Zeca Pagodinho, ele agiu como um verdadeiro ser humano racional, pois ajudou o seu próximo,  com sua fama de celebridade foi além, enfim fez o que pode, foi um bom e verdadeiro exemplo ,de alguém  que pensa,de alguém que age como ser humano, pois poderia ficar na sua zona de conforto de braços cruzados, só reclamando dos que deveriam fazer e agir para dar a segurança para os cidadãos, ele agiu e ajudou muitas pessoas.

Mas a globo, o que tem a ver com isto? Tudo pois provavelmente mobilizou um batalhão de pessoas : cinegrafistas, seguranças, motoristas,repórteres, produtores de reportagens, editores etc, etc ,para fazer o que? filmar e editar a tragédia das chuvas, para filmar e editar a ação do Zeca Pagodinho ajudando a população, ou seja, provavelmente o fantástico vai exibir as imagens, do heroísmo voluntário do Zeca Pagodinho, e mais imagens da enchente e destruição pelas águas .

O ibope da globo com heroísmo do Zeca Pagodinho, somado as imagens de destruição produzida pela enchente, renderá a rede globo milhões a seus cofres. Por isto é uma questão de ética, de moral, ou seja estas imagens usadas para dar lucro são imorais, mais do que isso, o que a Globo faz até o dia de hoje de humano?, De social?De ação prática para amenizar ou  solucionar tais tragédias? O que fez antes ,durante ou depois? Pois lhes digo nada, nem a Globo ou qualquer outro grande veículo de comunicação a não ser tirar vantagens das tragédias.

Infelizmente as tragédias no Brasil alimentam páginas e mais páginas de jornais, se transformam em espetáculo para mídia, gerando receitas milionárias a seus cofres, e  TVs como a globo são as que mais lucram com tais tragédias, pois as rondam como urubus as carniças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário