Tenho acompanhado as discussões sobre a redução nas contas de luz e o enorme esforço da Presidenta Dilma em tentar convencer as empresas tucana de MG, PR e SP a fazerem sua parte, que pelo jeito acabou não acontecendo.
O problema do preço da energia no Brasil é antigo, pois começa pelo tipo de usinas que optaram para fornecimento da energia , o tipo de empresas estatais ou não e consequente financiamento destas empresas por estatais como o BNDS entre outras.
Esta discussão acabou por envolver a grande mídia oportunista e raivosa como sempre, pois esta se posicionou do lado das empresas tucanas, que defendiam não baixar os preços das tarifas para o consumidor, pois tal posição era vital para defender seus interesses eleitorais em 2014.
Por outro lado vejo que um dos grandes problemas da questão energética no Brasil passa pela ética e honestidade de milhares de consumidores, pois quem pode e tem a oportunidade faz um "gato" ou seja rouba energia das empresas distribuidora deste serviço.
O problema é muito grande, pois não existe um controle e nem uma fiscalização eficiente por parte das empresas, mas o mais absurdo disto tudo é a honestidade dos clientes que fazem de tudo para burlar os controles de medição de consumo, talvez seja cultural, mas creio que não, penso que seja de educação mesmo.
O que fazer com este consumidor sem educação para honestidade? Aí está uma tarefa difícil , talvez a grande mídia tenha uma bela parcela de culpa, pois os programas de TV aberta tipo novelas são um bons manual de como não ser honesto e ainda se dar bem na vida, se investisse em uma cultura permanente e educacional e preventiva talvez tivéssemos resultados positivo as pessoas iriam refletir um pouco mais antes de cometer atos desonestos.
O problema dos "gatos " nas redes elétrica se estendes a pequenos e médios empresários usuários modestos enfim consumidores que somados representam um rombo incalculável para as empresas que fornecem a energia, é necessário mudar a cultura e acima de tudo investir em educação, para melhorar honestidade do brasileiro, pois assim coisas e atos que não parecem graves, poderão ser vistas com outros olhos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário