Uma pergunta simples de responder ou não, a principio muito simples, pois a educação está massificada ou seja, ela atinge a quase totalidade de populações em lugares que a 200 anos eram uma simples colônia de alguma metrópole européia , por tanto escolas eram proibidas para populações de escravos e demais membros de uma sociedade de excluídos.
Inovação na escola é muito mais que acesso a escola por toda população, estende-se muito além de dados estatístico de quantos frequentam a escola, de quantos passaram, reprovaram ou evadiram.
A escola parece estar sempre em transformação, mas na verdade só parece, pois as transformações ocorrem apenas na estética dos recursos materiais e no "conforto" de professores e alunos, que na verdade significam mais acomodação do que uma mudança estrutural e pedagógica.
A grande inovação está em curso e nós professores só percebemos isto por exemplo, quando uma turma de sexta série faz um trabalho escolar para um determinado professor de ciência e o professor descobre que o trabalho sobre peixes por exemplo está muito completo, pois parece trabalho de ensino médio ou mesmo de curso superior.
O trabalho apresentado pelos alunos não passa de uma montagem ou cópias de trabalhos da internet, até ai tudo bem, qual a inovação? Aparentemente nenhuma, mas se levar em consideração que esta escola está localizada em uma área rural no sertão nordestino a 1000 km do mar, e que não existem rios próximos, água da escola vem de um reservatório tipo cisterna ou de caminhões pipa, que os alunos nunca pescaram ou mesmo tinham visto um peixe in natura em toda sua existência, que este trabalho trouxe um grande conhecimento, pois viram imagens do You Tube de peixes e acessaram páginas e sites onde vislumbraram muitas particularidades sobre o assunto despertando nestes alunos uma sensação aguda de saber mais sobre o assunto.
A inovação na educação está ocorrendo no mundo todo, mas percebemos apenas quando nossos alunos perguntam ou respondem a coisas que não fazem parte de conteúdos programados ou planejados, está inovação pode levar há uma revolução ainda mais ampla, pois aulas online estão presente em cursos a distância em muitas instituições de ensino bem conceituadas e o professor que por séculos esteve presente a frente de um quadro negro com giz, ou mais contemporâneo ainda o quadro branco com canetão, poderá ser substituído pela tela de um computador ou similar, em vez de turmas com 30 ou 40 alunos, 1000 ou 10000 alunos online assistindo suas aulas ou baixando seus post e videos.
Inovação na escola é muito mais que acesso a escola por toda população, estende-se muito além de dados estatístico de quantos frequentam a escola, de quantos passaram, reprovaram ou evadiram.
A escola parece estar sempre em transformação, mas na verdade só parece, pois as transformações ocorrem apenas na estética dos recursos materiais e no "conforto" de professores e alunos, que na verdade significam mais acomodação do que uma mudança estrutural e pedagógica.
A grande inovação está em curso e nós professores só percebemos isto por exemplo, quando uma turma de sexta série faz um trabalho escolar para um determinado professor de ciência e o professor descobre que o trabalho sobre peixes por exemplo está muito completo, pois parece trabalho de ensino médio ou mesmo de curso superior.
O trabalho apresentado pelos alunos não passa de uma montagem ou cópias de trabalhos da internet, até ai tudo bem, qual a inovação? Aparentemente nenhuma, mas se levar em consideração que esta escola está localizada em uma área rural no sertão nordestino a 1000 km do mar, e que não existem rios próximos, água da escola vem de um reservatório tipo cisterna ou de caminhões pipa, que os alunos nunca pescaram ou mesmo tinham visto um peixe in natura em toda sua existência, que este trabalho trouxe um grande conhecimento, pois viram imagens do You Tube de peixes e acessaram páginas e sites onde vislumbraram muitas particularidades sobre o assunto despertando nestes alunos uma sensação aguda de saber mais sobre o assunto.
A inovação na educação está ocorrendo no mundo todo, mas percebemos apenas quando nossos alunos perguntam ou respondem a coisas que não fazem parte de conteúdos programados ou planejados, está inovação pode levar há uma revolução ainda mais ampla, pois aulas online estão presente em cursos a distância em muitas instituições de ensino bem conceituadas e o professor que por séculos esteve presente a frente de um quadro negro com giz, ou mais contemporâneo ainda o quadro branco com canetão, poderá ser substituído pela tela de um computador ou similar, em vez de turmas com 30 ou 40 alunos, 1000 ou 10000 alunos online assistindo suas aulas ou baixando seus post e videos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário